vendredi, 16 janvier 2009

Divagando pelos sonhos perdidos

Pois é... Emigrar... Se alguma vez me passou pela cabeça que este seria o meu destino.... No fim de uma licenciatura em Terapia da Fala, que supostamente seria a profissão do futuro, chego à conclusão que as Universidades deviam fazer estudos estatísticos sobre a enpregabilidade dos cursos e afixá-los em grande nos placards... Porquê?... para que quando os jovens, cheios de sonhos e esperanças, se candidatassem às faculdades, soubessem realmente para o que íam...

Quando concorri para a Universidade, o meu sonho era seguir Fisioterapia, depois de várias conversas com quem percebia do assunto, aconselharam-me a não seguir fisioterapia, nem enfermagem, uma vez que, eram cursos superlotados, com muito boa gente no desemprego! "Se queres seguir um curso com futuro, vai para Terapia da Fala" - disseram-me - "Agora está na moda as Necessidades Educativas Especiais, os Centros Especializados de Autismo e etc, arranjas trabalho no Hospital e nas horas vagas fazes consultas nas clínicas privadas"... blábláblá...ou então não...

Para ser sincera, adoro a minha "profissão", não estou arrependida de ter aprendido tudo o que sei hoje, que já me permitiu ajudar muitas crianças e adultos, mas a situação real dos Terapeutas da Fala é esta:

- Para entrar num Hospital, é preciso que quem lá ande se reforme...e anda tudo em contenção de despesas;

- Para entrar nas Escolas é preciso ter experiência no Ministério da Educação, logo, os recém-licenciados e afins ficam logo colocados de fora;

-Os lares e centros de saúde não têm dinheiro para contratar TF's, nem são sequer obrigados a tê-los;

-A maioria dos Projectos de Intervenção Precoce vão tendo TF's graças ao estágios profissionais para recém-licenciados do IEFP... fim dos 9 meses colocam lá outro (aconteceu comigo), e verdade seja dita, é melhor terem este apoio do que não terem nada...

- Clínicas Privadas a recibos verdes, também já lá estive e jurei para nunca mais, temos de fazer a dedução para segurança social 200€, retenção na fonte para IRS, e ainda deixar a comissão nuitas vezes de 40/50% para a Clínica... Ou seja, no fim das contas feitas, andamos a pagar para trabalhar...

Porque é que não me disseram isto à 6 anos?...

Agora vou emigrar, não vou exercer a minha profissão - por enquanto - mas hoje em dia, a minha opinião é esta: O trabalho não me assusta...e trabalhar por trabalhar, não sendo na minha área, ao menos que vá para um sitio onde seja bem paga!!

1 commentaire:

  1. Penso que Fisioterapia tinha sido uma boa aposta... cada vez mais há acidentes nas estradas portuguesas e concerteza que o número de aleijados e entravadinhos a precisar de auxílio está a aumentar...
    Quanto à Terapia da Fala, axo que não procuraste nos sítios certos, porque o que não falta aí é gente a precisar disso... Podias ter começado pelos Açores e Madeira, aquela gente bem que precisava de terapia para os conseguirmos entender, LOL. Os clubes de Futebol são outro desses exemplos, podendo mesmo começar pelo CR7 (melhor do mundo e arredores) que até me faz vir as lágrimas aos olhos, sentir vergonha e desligar a TV cada vez que ele dá uma entrevista :p

    Agora mais a sério... Desejo-vos toda a sorte do mundo amiguinhos... Nós vamos sentir imenso a vossa falta, a vossa companhia e amizade.
    As coisas vão ser bastante diferentes sem vocês aqui, sem as nossas tonteiras e até algumas (bastantes) parvoíces :) Quando estamos os 4 juntos temos uma prédisposição natural para a brincadeira, humor e maluqueira pura...

    Embora goste muito de vos ter por cá, digo-vos com franqueza que espero que não voltem tão depressa... Digo isto porque um regresso a curto prazo significaria que as vossas ambições e sonhos não tinham sido alcançados e que tinha falhado este vosso projecto.

    Nós continuaremos a falar por telefone, sms, mms, messenger,email... whatever :p E mais importante que tudo, nunca deixaremos de ser verdadeiros amigos, os Fantastic 4 :)

    RépondreSupprimer